

Check-up (Prevenção Primária, Secundária e Quaternária)
O Check-up, no conceito mais atual e moderno de prevenção e manutenção da saúde, deve ser conduzido de forma consciente pelo médico. Embasado em fundamentação científica sólida, sem exageros ou generalizações, busca-se diagnosticar precocemente hábitos de vida inadequados, fatores de risco para a saúde e doenças em fases iniciais. Assim, em uma consulta de “check-up”, diferentes medidas devem ser consideradas:
Medidas de prevenção primária:
visam evitar ou remover a causa de um problema de saúde em um paciente, antes do surgimento da doença (ex.: vacinação, início da prática de atividade física, suspensão do tabagismo, adequação do peso corporal, entre outros).
Medidas de prevenção secundária:
visam detectar em estágio inicial um problema de saúde no paciente, e, assim, facilitar sua cura ou reduzir seu efeito a longo prazo (ex.: avaliação do colesterol, teste ergométrico, exame de colonoscopia, densitometria óssea, entre outros).
Medidas de prevenção quaternária:
visam identificar pacientes em risco de medicalização excessiva (uso desnecessário, sem fundamentação ou exagerado de medicamentos, suplementos, fitoterápicos, minerais, vitaminas, etc.). Aqui é importante esclarecer o paciente e protegê-lo de novos tratamentos desnecessários, evitando-se danos iatrogênicos à sua saúde e gastos financeiros indevidos, propondo medidas eticamente aceitáveis, respaldadas pela literatura científica.
Fonte: Tesser CD. Rev. Saúde Pública vol.51 São Paulo 2017.