top of page
diabetes-mellitus.jpg
Ativo%202_edited.png

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). O Diabetes pode ocorrer devido a defeitos na secreção e/ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas pelas chamadas células beta. Os sintomas mais frequentes do diabetes são: perda de peso rápida, vontade de urinar várias vezes ao dia, além de sede, fome e cansaço excessivos. É importante destacar, no entanto, que muitos pacientes diabéticos não têm sintomas, sobretudo nas fases iniciais da doença.  Os principais tipos de diabetes são: 

 

Diabetes Tipo 1

Essa forma de diabetes é resultante da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico. Em geral, costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária. O diabetes do tipo 1 é tratado com insulina, administrada por via subcutânea.

Diabetes Tipo 2

Essa é a forma mais comum de diabetes. Aqui, na maioria das vezes, a insulina ainda é produzida pelas células beta pancreáticas, sobretudo nas fases mais iniciais da doença, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência à ação da insulina. Esse é o tipo de diabetes mais frequentemente relacionado ao sobrepeso e à obesidade. O diabetes do tipo 2 é tratado com medicamentos hipoglicemiantes, administrados por via oral ou via subcutânea (conforme com a medicação), ou com insulina administrada por via subcutânea.

Diabetes Gestacional

Atenção especial deve ser dada ao diabetes diagnosticado durante a gestação. A paciente deverá ser acompanhada pelo médico endocrinologista durante toda a gravidez e após o término da mesma. Durante a gestação, quando há a indicação de tratamento com medicamentos, geralmente, realiza-se a administração de insulina por via subcutânea.

Outros Tipos de Diabetes

Existem também outras formas menos frequentes de diabetes, cujas causas são: defeitos genéticos primários na secreção da insulina (ex.: MODY – Maturity-Onset Diabetes of the Young), defeitos genéticos na ação da insulina (ex.: alguns tipos de lipodistrofias), doenças do pâncreas (ex.: pancreatite, tumores pancreáticos e hemocromatose), presença de outras doenças endócrinas (ex.: síndrome de Cushing, hipertireoidismo e acromegalia) e uso de certos medicamentos. O tratamento desses outros tipos de diabetes será individualizado.

 

Fontes: www.diabetes.org.br (Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD 2017); e www.diabetes.org (American Diabetes Association – ADA 2020).

whatsapp (2).png
bottom of page